quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jet lag nooo!

Confesso: ele é um dos itens que está na minha lista de coisas que eu quero evitar ao máximo pré-durante-pós (hã?!) a viagem. Sim, acreditem, eu tenho essa lista. Os outros itens vou ir comentando em próximos posts.

Anyway, voltando ao assunto principal: O que é o 'jet lag'? Não vou tirar da wikipédia porque é muito complexo, e aqui o que eu mais quero é tornar as coisas o mais simples possível. O jet lag é reação do organismo à diferença do fuso horário. O mal estar é comum após longos voos internacionais.

hmmmm, voos internacionais longos lembram algo pra vocês? (cidade x) - São Paulo - Toronto - Vancouver não vai ser nada fácil, diga-se de passagem.

Mas peraí, TODO mundo sente o jet lag?! Sim, infelizmente. Porééém, há pessoas mais suscetíveis, como quem tem mais de 60 anos. Entre os sintomas estão dor de cabeça, irritabilidade, fadiga, insônia.

Chato isso, hein? Mas tem sim como diminuir seus efeitos.

Aqui vão alguns conselhos:

Durante o voo

  • Ajuste o seu relógio para a hora no seu local de destino logo após a entrada a bordo do avião. Isto ajuda-lo-á a preparar-se mentalmente para o novo ritmo horário que o espera.

Após a chegada

  • Tente entrar no ritmo diário do seu local de destino. Isto significa que deverá fazer as suas refeições à hora local e não ir para a cama antes do pôr do sol.
  • Tente dormir o suficiente durante a sua primeira noite após a chegada (fácil essa hahaha)
  • Evite tanto quanto possível a a realização de actividades extenuantes nos primeiros dois dias após a chegada, de modo a permitir ao seu corpo a adaptação ao novo ritmo diário.
  • Evite a a ingestão de comprimidos para dormir e melatonina, já que estes irão confundir o seu organismo ainda mais.
  • Passe tanto tempo quanto o possível em espaços abertos - a luz natural irá contribuir para uma adaptação mais rápida do seu organismo ao novo meio.
  • Em viagens de curta duração, tente manter tanto quanto possível o ritmo diário normal do seu local de origem - isto irá contribuir para evitar o "duplo jet lag".
  • Se possível, permaneça em casa nos primeiros um ou dois dias após o regresso. Isto ajudará o seu organismo a habituar-se de novo ao ritmo normal do seu local de origem. **
Bom gente, são dicas bem fáceis de seguir, e importantes, porque ninguém merece chegar num lugar como Vancouver e perder tempo passando mal, certo? Porque lá tem milhares de coisas, maravilhosas diga-se de passagem, para fazer, não vale a pena perder oportunidades por conta de uma coisa que pode ser evitada, certo?

Beijos gente, estou de volta no ritumo!! =)
Ah, qualquer dúvida só perguntar, estou à sua disposição.

**http://www.lufthansa.com/pt/pt/Jet-lag#ancAbT3

2 comentários:

  1. Adorei essas dicas. Nunca tinha pensado em ajustar o relógio ANTES de chegar... vou tentar da próxima vez.
    AH brigada pela visita lá no blog. Bjs

    http://ourdreambox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. concordo, meio estranho isso né? mas se ajuda, ta valendo!

    de nada flor, visitarei sempre que puder.

    Bjs =)

    ResponderExcluir